Infoprodutos: o que são e como criar o seu para vender

Compartilhe:

Infoprodutos

Você já ouviu falar em infoprodutos? Eles são produtos digitais que contêm informações úteis e relevantes para um público específico. Por exemplo, e-books, cursos online, podcasts, webinars, etc.

Os infoprodutos são uma forma de monetizar o seu conhecimento e gerar renda na internet.

Você pode criar um infoproduto sobre qualquer tema que você domine e que tenha demanda no mercado.

Além disso, os infoprodutos têm baixo custo de produção e distribuição, pois não exigem estoque, logística ou intermediários.

Veja também: Produtos PLR que mais vendem: como escolher e lucrar com eles.

Veja também: Como Ganhar Dinheiro na Internet: conheça as 3 melhores formas!

Mas como criar um infoproduto de sucesso?

Neste artigo, você vai conhecer os passos essenciais para você planejar, produzir e vender o seu infoproduto. Confira!

O que é um infoprouto?

Um infoproduto, como o próprio nome sugere é um produto de informação, também chamado de produto digital.

Ou seja, um e-book, curso online, mentoria, podcast, softwares, etc…

Produtos digitais, ou infoprodutos, é uma das melhores formas de ter um produto para vender na internet em escala global e com baixíssimo custo de produção e vendas, como você já vai descobrir no decorrer deste artigo.

Primeiro que, para produzir um infoproduto você não precisa investir rios de dinheiro. Tudo que você precisa é empacotar o seu conhecimento em um desses formatos que citei acima, por exemplo.

Isso é, escrever um e-book, gravar um curso (que pode ser até com a câmera do seu celular), ou criar um programa de mentoria, por exemplo.

Em seguida, o próximo passo é cadastrá-lo gratuitamente numa plataforma de vendas (que existem várias no mercado) e depois partir para a estratégia de divulgação e vendas.

Agora que você teve um breve resumo e teve uma visão geral, é hora de partir para o passo a passo prático!

1. Escolha o seu nicho de mercado

Infoprodutos

O primeiro passo para criar um infoproduto é definir o seu nicho de mercado. Ou seja, o segmento de público que você quer atingir com o seu conteúdo.

Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado e identificar as necessidades, os problemas, os desejos e as dores do seu público-alvo.

Você pode usar ferramentas como o Google Trends, o Keyword Planner e o Ubersuggest para descobrir quais são os assuntos mais buscados na internet relacionados ao seu tema.

Assim, você pode validar a sua ideia de infoproduto e verificar se há demanda suficiente para ele. Afinal, não faz sentido criar infoprodutos que ninguém quer comprar, não é verdade?

Além disso, você deve analisar a sua concorrência e ver quais são os infoprodutos que já existem no seu nicho e que estão vendendo muito bem.

Isso vai te ajudar a encontrar um diferencial competitivo e a criar um infoproduto único e original, com base na demanda do mercado e no que já está funcionando bem.

Isso é, infoprodutos que já vendem bem há bastante tempo e que são amplamente conhecidos ebem falados no seu meio.

2. Defina o formato do seu infoproduto

O segundo passo para criar um infoproduto é escolher o formato mais adequado para ele.

Isso vai depender do tipo de conteúdo que você quer transmitir, do perfil do seu público e dos recursos que você tem disponíveis.

Existem diversos formatos de infoprodutos que você pode usar, como:

  • E-books: são livros digitais que podem ser lidos em dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Os e-books são ideais para conteúdos mais densos e detalhados, que exigem uma leitura mais atenta e reflexiva.
  • Cursos online: são programas de ensino à distância que podem ser compostos por vídeo-aulas, apostilas, exercícios, avaliações, etc. Os cursos online são ótimos para conteúdos mais práticos e dinâmicos, que requerem uma interação maior entre o aluno e o professor.
  • Podcasts: são arquivos de áudio que podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer hora. Os podcasts são perfeitos para conteúdos mais informais e descontraídos, que podem ser consumidos enquanto o usuário realiza outras atividades.
  • Webinars: são seminários online que podem ser transmitidos ao vivo ou gravados. Os webinars são excelentes para conteúdos mais atualizados e relevantes, que geram engajamento e participação do público.

Você pode escolher um único formato ou combinar vários formatos para criar um infoproduto mais completo e diversificado.

E claro, você também pode criar 2 ou 3 infoprodutos relacionados e criar uma esteira de produtos, tendo um como principal e outros como upsell e downsell, mas isso não é obrigatório no começo…

No entanto, depois fará sentido, caso você queira aumentar o seu ticket médio por venda realizada. Upsell de produto é uma excelente estratégia para aumentar suas vendas e seu lucro.

3. Produza o seu infoproduto com qualidade

Infoprodutos

O terceiro passo para criar um infoproduto é produzir o seu conteúdo com qualidade. Para isso, você precisa seguir algumas boas práticas, como:

  • Planejar o seu conteúdo: antes de começar a produzir o seu infoproduto, você deve definir a sua estrutura, os seus objetivos, os seus tópicos principais e os seus recursos complementares.
  • Pesquisar fontes confiáveis: você deve buscar informações em fontes confiáveis e atualizadas para embasar o seu conteúdo. Além disso, você deve citar as suas fontes e evitar plágio.
  • Usar uma linguagem clara e objetiva: você deve usar uma linguagem adequada ao seu público e ao seu formato. Evite termos técnicos ou jargões desnecessários. Use frases curtas e simples. Use exemplos práticos e ilustrativos.
  • Revisar o seu conteúdo: você deve revisar o seu conteúdo antes de publicá-lo. Verifique se há erros de ortografia, gramática, coerência ou formatação. Peça a opinião de outras pessoas para melhorar o seu conteúdo.
  • Caprichar no design: você deve cuidar do aspecto visual do seu infoproduto. Use cores, imagens, gráficos, fontes e outros elementos que tornem o seu conteúdo mais atraente e fácil de ler.

4. Divulgue e venda os seus infoprodutos

O quarto e último passo para criar um infoproduto é divulgar e vender o seu conteúdo. Para isso, você precisa definir uma estratégia de marketing digital que envolva:

  • Escolher uma plataforma de venda: você deve escolher uma plataforma que te permita hospedar, distribuir e receber pelos seus infoprodutos. Existem várias opções no mercado, como Hotmart, Eduzz, Monetizze, etc.
  • Criar uma página de vendas: você deve criar uma página que apresente o seu infoproduto e convença o usuário a comprá-lo. Nessa página, você deve incluir um título chamativo, uma descrição detalhada, um vídeo explicativo, depoimentos de clientes, uma oferta irresistível, etc.
  • Gerar tráfego qualificado: você deve atrair visitantes interessados no seu infoproduto para a sua página de vendas. Você pode usar diferentes canais, como redes sociais, blogs, e-mail marketing, anúncios pagos, etc.
  • Converter leads em clientes: você deve converter os visitantes em clientes efetivos. Você pode usar técnicas de persuasão, como escassez, urgência, autoridade, prova social, etc. Você também pode oferecer garantias, bônus e facilidades de pagamento.
  • Fidelizar e encantar os seus clientes: você deve manter um relacionamento com os seus clientes após a venda. Você pode enviar conteúdos relevantes, tirar dúvidas, solicitar feedbacks, oferecer suporte, etc. O objetivo é gerar satisfação e fomentar novas compras.

Ao ter o seu infoproduto pronto para vender, é fundamental você escolher uma estratégia de vendas, para que você saiba como vender os seus infoprodutos de forma recorrente.

Dentre as principais estratégias de vendas estão:

Venda seus infoprodutos no Meta Ads

A Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) é uma das melhores formas de vender seus infoprodutos todos os dias, através dos anúncios nas redes sociais.

Desta forma, você não precisa produzir conteúdos e nem aparecer, se não quiser. Saiba mais sobre essa estratégia de vendas aqui.

curso

Venda seus infoprodutos com o Google Ads

O Google Ads também é uma das melhores fontes de tráfego pago que existem para vender todos os dias na internet.

Com o Google Ads, basicamente, você pode anunciar tanto na rede de pesquisas do Google, quanto na rede de display, que são aqueles banners que aparecem em sites parceiros do Google, como também no YouTube, através de vídeos e/ou imagens.

Ou seja, Meta e Google Ads são as duas melhores fontes de tráfego pago para você vender todos os dias através de anúncios, sem precisar aparecer e de forma rápida, sem a necessidade de ter que construir audiência através de conteúdos para isso.

No entanto, é lógico que são formas pagas e, portanto, não são as únicas opções, apenas as mais rápidas.

Afinal, você está pagando para aparecer para milhares de pessoas que tem interesse pelo que você vende e que estão naquelas redes.

Venda seus infoprodutos de forma orgânica (gratuita)

Se você quer vender seus infoprodutos, mas não quer ou não pode investir em tráfego pago nesse momento, outra opção é partir para estratégias de tráfego orgânico.

Isso é, tráfego gratuito, onde você atrair e engaja com o seu público-alvo através de conteúdos nas redes sociais como Instagram, YouTube ou TikTok, por exemplo.

Apesar desse ser o modelo que geralmente demora mais a trazer grandes resultados, visto que não é do dia para noite que se constrói uma grande audiência engajada, mas…

Produzir conteúdos em alguma ou em várias redes sociais é uma estratégia extremamente poderosa pra o longo prazo, pois vai te dar autoridade, atrair uma audiência cada vez maior e fiel, fazendo com que você possa vender de forma recorrente sem precisar investir em anúncios para isso.

No entanto, como no tráfego orgânico você não possui muito domínio sobre as principais métricas e, principalmente alcance, o ideal é assim que começar a vender, investir parte desse faturamento em tráfego pago também.

Dessa forma, seus infoprodutos alcançarão o máximo de pessoas possível e gerarão um resultado cada vez maior para o seu negócio, além de te dar também uma certa previsibilidade de vendas e faturamento em cada mês.

Dica bônus: infoprodutos mais vendidos

Infoprodutos mais vendidos

É claro que existem sim alguns nichos que possuem maior demanda de pessoas e, portanto, vendem mais naturalmente.

Alguns desses nichos são:

  • Finanças e investimentos;
  • Renda extra em geral;
  • Marketing digital no geral;
  • Saúde e beleza;
  • Profissões…

Esses são alguns dos grandes nichos que mais vendem no mercado hoje em dia, visto que finanças e investimentos está super em alta, renda extra nem se fala…

E dentro do nicho de marketing digital, existem diversos subnichos enormes também, como de tráfego pago, copywriting, social media, lançamentos…

E o mesmo se repete para saúde e beleza e profissões, onde possuem grandes subnichos dentro desses segmentos que também possuem alta demanda.

Portanto, se você é uma pessoa que possue algum conhecimento em alguma área da estética, por exemplo, como manicure e pedicure, já poderia criar um infoproduto ensinando como outras mulheres poderiam alcançar sua independênfia financeira através dessa profissão…

E o mesmo serve para qualquer outra área do conhecimento que você domine e queira criar infoprodutos para vender.

Conclusão sobre infoprodutos

Os infoprodutos são uma ótima oportunidade para quem quer empreender na internet e ganhar dinheiro com o seu conhecimento.

Por isso, neste artigo, você conheceu o passos essenciais para você criar o seu infoproduto de sucesso. No entanto, esse conhecimento sem ação não tem valor algum!

Para ter resultados práticos, você precisa colocar as estratégias e o seu plano de ação em prática! Quantas pessoas poderiam ser abençoadas com o seu conteúdo? Pense nisso!

Portanto, se esse conteúdo te ajudou, deixa aqui seu comentário pra eu saber!

Compartilhe com alguém que gostaria ou precisa saber disso e continue aprendendo em nosso blog e no meu canal no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Site

O que está procurando?

Mais Populares