Pesquisar
Close this search box.

Google Ads: o que é, como funciona e como começar a anunciar

Compartilhe:

Google Ads

Google Ads é a plataforma de publicidade online do Google, que permite criar e exibir anúncios na rede de pesquisa, na rede de display, no YouTube e em outros sites parceiros.

Portanto, neste artigo, você vai ter acesso ao guia completo e aprenderá o que é o Google Ads, como ele funciona, quais são os seus benefícios e como começar a anunciar no Google Ads.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é um serviço que permite aos anunciantes criar e gerenciar campanhas de publicidade online, pagando apenas quando alguém clica no seu anúncio.

Os anúncios podem ser exibidos em diferentes formatos, como texto, imagem, vídeo, áudio ou banner, dependendo do objetivo e do público-alvo da sua campanha.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona com base em um sistema de leilão, no qual os anunciantes definem um orçamento diário e um valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique no seu anúncio.

Além disso, você também escolhe as palavras-chave que quer que acionem o seu anúncio, ou seja, os termos de pesquisa que os usuários (seu público-alvo) digitam no Google.

Quando alguém pesquisa por uma palavra-chave relacionada ao seu anúncio, o Google realiza um leilão para determinar quais anúncios serão exibidos na página de resultados.

O leilão leva em conta o valor do lance, a qualidade do anúncio e a relevância para o usuário.

Os anúncios com maior pontuação são exibidos nas primeiras posições, aumentando as chances de receber cliques.

Por isso, ao anunciar no Google Ads é importantíssimo se atentar à qualidade do anúncio, pois isso vai fazer com que você consiga receber mais ou menos resultados do que poderia, usando o mesmo orçamento.

Quais são os benefícios do Google Ads?

Anunciar no Google Ads traz uma série de benefícios para o seu negócio, tais como:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca, produto ou serviço na internet;
  • Atrair mais tráfego qualificado para o seu site ou loja online;
  • Gerar mais leads, vendas ou conversões para o seu negócio;
  • Segmentar o seu público-alvo por critérios como localização, idade, gênero, interesses, comportamento e intenção de compra;
  • Mensurar os resultados das suas campanhas em tempo real e otimizar o seu retorno sobre o investimento (ROI);
  • Controlar o seu orçamento e pagar apenas pelos resultados obtidos.

Como começar a anunciar no Google Ads?

Google Ads

Essa é uma pergunta comum para quem está desejando começar! rsrs Para começar a anunciar no Google Ads, você precisa seguir alguns passos simples:

1. Crie uma conta no Google Ads

O primeiro passo é criar uma conta no Google Ads, usando o seu endereço de e-mail e uma senha. Você pode acessar o site do Google Ads e clicar em “Comece agora” para iniciar o processo de cadastro.

É tudo muito simples e prático!

2. Defina o seu objetivo e o seu orçamento

O segundo passo é definir o seu objetivo de marketing e o seu orçamento diário para a sua campanha.

O objetivo pode ser aumentar as vendas, gerar leads, promover a sua marca ou outro que seja relevante para o seu negócio.

O orçamento diário é o valor máximo que você quer gastar por dia com os seus anúncios.

Obs. importante: Não estranhe, ao criar sua conta no Google Ads pela primeira vez, ele vai te pedir para já começar criando uma campanha.

Você pode fazer essa campanha só para seguir o passo a passo e, assim que a conta for devidamente criada, basta acessar o menu de campanhas e pausar e excluir a campanha recém criada.

Você não precisa obrigatroiamente usar ela ao criar sua conta no Google Ads.

3. Escolha a sua rede de anúncios

O terceiro passo é escolher a rede de anúncios onde você quer exibir os seus anúncios.

A rede de pesquisa é formada pelo Google e pelos sites parceiros que exibem os resultados de pesquisa.

A rede de display é formada por milhões de sites, aplicativos e vídeos que exibem os seus anúncios em forma de banner ou imagem.

O YouTube é a plataforma de vídeos do Google que permite exibir os seus anúncios em forma de vídeo ou áudio.

Dessa forma, se você vende um produto ou serviço que é relacionado a determinados canais, você também pode anunciar o seu produto ou serviço diretamente lá nesse canal, através da sua conta no Google Ads.

Bacana, né?

4. Crie o seu grupo de anúncios

O quarto passo é criar o seu grupo de anúncios, que é um conjunto de anúncios que compartilham as mesmas palavras-chave e configurações.

Você pode criar vários grupos de anúncios dentro da mesma campanha para segmentar diferentes públicos ou produtos.

Por exemplo: se você anuncia um produto como afiliado (a) de adestramento canino, você pode criar um grupo de anúncios com as palavras-chave do tipo “curso de adestramento canino”, “treinamento de adestramento canino” e assim por diante;

E criar outro grupo de anúncios com palavras-chave de fundo de funil, usando diretamente o nome do produto em si, aparecendo diretamente para os usuários que buscam especificamente por aquele produto.

Como por exemplo: “curso de adestramento xyz”, curso de adestramento canino xpto”…

Lógico que o número de usuários que buscam pelas palavras-chave de fundo de funil são bem menores, no entanto, são mais qualificados.

Portanto, você pode criar grupos de anúncios com palavras-chave de topo, meio e fundo de funil e testar, para ver quais darão maior resultado em escala para o seu negócio.

5. Escreva o seu texto ou crie o seu material

O quinto passo é escrever o texto ou criar o material para os seus anúncios. O texto deve ser claro, atraente e relevante para o seu público-alvo.

O material deve ser de alta qualidade, com cores, imagens e sons que chamem a atenção dos usuários.

Por exemplo: se o que você deseja vender é “bermuda azul da marca xyz”, use esse termo nos seus títulos, descrições, palavras-chave e na página de destino que o usuário vai.

Desta forma, você terá um anúncio de qualidade e relevante, com muito mais chance de vender para o público certo.

6. Defina as suas palavras-chave

O sexto passo é definir as suas palavras-chave, que são os termos de pesquisa que você quer que acionem os seus anúncios.

Você pode usar ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads para encontrar as palavras-chave mais adequadas para o seu negócio.

O ideal é você buscar por palavras-chave com maior volume de buscas e menor concorrência (baixa).

E claro, sempre se atentando para o objetivo que você quer, se for de vender já no primeiro momento, deverá usar palavras de fundo ou meio de funil, como citei nos exemplos acima.

7. Configure o seu público-alvo e a sua segmentação

O sétimo passo é configurar o seu público-alvo e a sua segmentação, que são os critérios que você usa para definir quem vai ver os seus anúncios.

Você pode segmentar o seu público por localização, idade, gênero, interesses, comportamento e intenção de compra.

8. Lance a sua campanha

O oitavo e último passo é lançar a sua campanha, clicando em “Salvar e continuar” no final do processo de criação.

O Google vai revisar os seus anúncios e, se eles estiverem de acordo com as políticas do Google Ads, eles serão aprovados e começarão a ser exibidos para os usuários.

Conclusão

Google Ads é uma excelente ferramenta para divulgar o seu negócio na internet e alcançar os seus objetivos de marketing, vendendo muito todos os dias.

Com o Google Ads, você pode criar e gerenciar campanhas de publicidade online de forma simples, rápida e eficiente, pagando apenas pelos resultados obtidos.

Para começar a anunciar no Google Ads, basta seguir os passos que explicamos neste artigo e aproveitar os benefícios da plataforma.

Para aprender mais sobre como vender com Google Ads todos os dias, clique aqui.

Continue aprendendo sobre vendas online em nosso blog e no meu canal no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Site

O que está procurando?

Mais Populares