Como Criar um Canal do YouTube e Ganhar Dinheiro

Compartilhe:

Como criar um canal do YouTube

Uma das formas mais comuns de empreender no meio digital ultimamente não só no Brasil, mas no mundo, é através de Criar um Canal do YouTube.

Isso porque, um canal de YouTube pode gerar vários benefícios aos seus criadores de conteúdo como trabalhar com o que ama, ter liberdade geográfica e liberdade de tempo, enquanto podem construir a sua liberdade financeira.

Além disso, um canal no YouTube pode te dar uma projeção nacional e até mesmo global, construindo audiência em vários países do mundo, vide o canal do Mr. Beast, que hoje é o maior YouTuber do mundo, com mais de 250 milhões de inscritos em todo o mundo até o momento.

Outro grande benefício é a possiblidade de ganhar dinheiro de várias formas, como através do Google AdSense, parcerias de publicidade, venda de produtos ou serviços, entre outras formas.

Primeiro Passo de Como Criar um Canal do YouTube é: Defina o Objetivo do Canal

Como criar um canal do YouTube e escolher o objetivo dele.
Imagem: Freepik.

Antes de tudo, determine qual será o foco do seu canal. Pode ser sobre qualquer assunto que você seja apaixonado: tutoriais, vlogs, análises de produtos, jogos, podecasts, etc.

Isso vai te dar um “norte” sobre o nicho do seu canal, quais tipos de conteúdos produzir, qual público deseja alcançar e também deixar claro para sua audiência que tipo de canal o seu será.

Isso vai te ajudar a atrair as pessoas certas para se inscreverem no seu canal.

O Segundo Passo é: Estruture Seu Canal

Mulher fazendo uma logotipo da identidade visual.
Imagem: Freepik.

Crie uma identidade visual atraente para o seu canal. Isso inclui um banner, logotipo e descrição clara sobre o que seu canal oferece.

Em determinados nichos, a concorrência é realmente grande. Apesar disso, o lado bom é que terão várias opções de canais que você pode se inspirar e modelar para criar a identidade visual do seu.

Terceiro Passo: Planeje Seus Conteúdos

Planejamento de conteúdos para criar um canal do YouTube de sucesso.
Imagem: Freepik.

Faça um planejamento dos vídeos que deseja produzir para o seu canal. Pense em tópicos interessantes e relevantes para o seu público.

Mantenha uma programação consistente de postagens, isso vai ajudar a fidelizar e a engajar sua audiência, criando aquele senso de “programa de tv” que sai nos mesmos dias e horários.

Uma boa dica para criar conteúdos relevantes para o seu público e analisar quais vídeos estão em alta, ou seja, que tiveram mais visualizações, em canais concorrentes ao seu ou do seu nicho.

O Quarto Passo de Como Criar um Canal do YouTube de Sucesso é: Alcance as Exigências Para a Monetização do AdSense

Requisitos para ser aprovado no programa de monetização do YouTube.
Requisitos para aprovação no programa de parcerias do YouTube.

Para monetizar seu canal, você precisa atender a algumas exigências:

  • Ter pelo menos 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.
  • Ter, no mínimo, 1 mil inscritos.
  • Ter um conteúdo 100% original.
  • Ter mais de 18 anos.
  • Ter uma conta no Google AdSense.

Quinto Passo: Monetize o Seu Canal

O YouTube Programa de Parceria remunera por cliques e visualizações. O pagamento é feito pelo CPM (Custo Por Mil Visualizações), ou seja, quanto mais visualizações seu canal tiver em todos os vídeos, mais você ganhará na monetização do YouTube.

Por isso, produzir conteúdos de alta qualidade, que atraem um público novo e fidelizam sua audiência autal, fará com que seu canal retenha os expectadores recorrentes e atraia novos diariamente, fazendo seu canal crescer de forma consistente e, naturalmente, a sua monetização também.

Empreendedores que focam na monetização do YouTube, devem enxergar seus canais como um negócio de fato, que trará receitas recorrentes e com potencial de crescimento.

No entanto, para isso e para criar um canal do YouTube de sucesso, a produção de conteúdo original, de qualidade de forma consistente é fundamental.

Sexto Passo de Como Criar um Canal do YouTube e Ganhar Dinheiro: Engaje Sua Audiência

Jovem engajando com audiência do seu canal no YouTube.
Imagem: Freepik.

Como já falei um pouco mais acima, reter expectadores recorrentes e engajar sua audiência é o segredo para criar um canal do YouTube de sucesso e que gera uma boa receita todos os meses.

Isso porque, um canal engajado tem boas visualizações em praticamente todos os vídeos postados, gerando uma receita “previsível”, além do fato de que algum vídeo poderá “viralizar”, alcançando um público ainda maior e trazendo milhares ou milhões de visualizações e um público novo.

Portanto, para engajar e manter sua audiência fiel e enagjada, responda aos comentários, faça enquetes nos posts da comunidade e incentive a interação dos inscritos em cada vídeo.

Afinal, o YouTube gosta dessas interações e entende que aquele canal engajado é relevante, tendendo a mostrar o seu conteúdo ainda mais para novas pessoas que tem interesse pelo assunto do seu canal.

Por isso, tão importante quanto atrair um público novo é engajar e manter engajado o público que você já tiver conquistado.

Criar conteúdos do interesse do público, em detrimento da sua própria vontade, é fundamental!

O Sétimo Passo é: Use Várias Formas de Ganhar Dinheiro Com Seu Canal do YouTube

Jovem ilustra como criar um canal do YouTube com várias formas de ganhar dinheiro.
Imagem: Freepik.

Além da monetização do AdSense, existem várias outras opções de monetizar o seu canal como anúncios de parcerias com marcas, venda como afiliado (a), Super Chat, Super Sticker, comissões sobre vendas dos seus próprios produtos ou serviços, entre outras formas que vão surgindo ao longo do tempo.

Portanto, como já falamos acima, veja o seu canal como um negócio e como uma empresa, capaz de gerar receita de várias formas diferentes.

Passo a Passo de Como Criar um Canal do YouTube:

Primeiro de tudo, é importante saber que um canal no YouTube é vinculado a uma conta no Google.

Por isso, use uma conta de email que já tem (o ideal é que deixe exclusivamente para o seu canal), caso não tenha, poderá criar uma conta no Gmail aqui.

É por essa conta no Google que você fará login no YouTube e poderá seguir o passo a passo a seguir de como criar um canal do YouTube:

  1. Faça login no YouTube: Acesse o YouTube em um computador ou no site móvel e faça login na sua Conta do Google.
  2. Crie um canal: Clique na sua foto do perfil e selecione “Criar um canal”. Siga as instruções para configurar o nome e a foto do seu canal.
  3. Personalize o canal: Adicione uma descrição, escolha uma arte de capa e defina as configurações de privacidade.
  4. Comece a enviar vídeos: Agora você está pronto para criar e enviar seus próprios vídeos para o seu canal.

É importante também lebrar que, mesmo que você já tenha uma Conta do Google, precisará criar um canal do YouTube seguindo esse passo a passo, para aproveitar todas as funcionalidades da plataforma e publicar os vídeos do seu canal.

No meu canal, eu mostro também como ganhar dinheiro com canal pequeno no YouTube, clique aqui para assistir.

Conclusão

Criar um Canal do YouTube que vai te fazer ganhar dinheiro pode ser um desafio, mas também é uma jornada que vale a pena. Principalmente, se você faz o que ama!

Portanto, para ter um canal bem sucedido no YouTube, escolha falar sobre um tema que você tenha verdadeira paixão e que fale sobre aquilo até “de graça”, que você alguma habilidade ou conhecimento sobre aquele tema e que existam demanda de pessoas interessadas pelo assunto.

Essa última dica de três passos te ajudarão muito, sem dúvidas alguma! Espero que esse conteúdo tenha te ajudado.

Gostou do conteúdo? Então deixe aqui o seu comentário. Lembrou de alguém que gostaria ou precisa saber disso? Então compartilhe!

Continue se mantendo informado e atualizado em nosso site e em nosso perfil no Google News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Site

O que está procurando?

Mais Populares

Como Trabalhar Pela Internet: 04 Formas Fáceis e Lucrativas Fazer um Curso de Copywriting é Importante? Experiência do Cliente: Novas Tendências no Mundo dos Negócios Benchmarking: definição, tipos e como fazer Mindset de Crescimento: A Chave Para o Sucesso 10 Hábitos de Pessoas Bem Sucedidas